SaaS Updates #29:
Investimento na Tuna Pagamentos, the best of SaaStr 2024 e notícias (para além) do portfólio
Tuna Pagamentos é a mais nova fintech SaaS do portfólio da ABSeed
Na última semana, tivemos o prazer de anunciar o 11º investimento do Seed 2, nosso segundo fundo: lideramos uma rodada de US$ 2 milhões na Tuna Pagamentos, fintech SaaS que atua como orquestradora de provedores de pagamentos e sistemas antifraude, adaptados conforme as necessidades de cada cliente.
A startup, fundada por Alexander Tabor, Paul Ascher e Juan Pascual, já conta com uma carteira diversificada de clientes como Zé Delivery, Riachuelo, SuperNosso, ClickBus, New Balance, Diesel e Kipling.
Em conversa com o Startups, Alexander revelou que sua solução chega a trazer aumentos de até 20% nas vendas de seus clientes. O fundador citou como exemplo o caso de uma das empresas que atende, cujas vendas eram interrompidas por falsos negativos do sistema antifraude utilizado. O direcionamento para outro provedor, de forma automática, acabou resolvendo esse problema.
Também na entrevista, Franco Zanette, nosso partner aqui na ABSeed, falou um pouco mais sobre a decisão de investimento: "Mais do que ser apenas mais uma fintech, a Tuna ajuda a organizar todas as outras fintechs. Acreditamos que esse produto está ocupando a fronteira da inovação dentro de parte relevante do ecossistema financeiro."
A rodada de Tuna também foi noticiada na Bloomberg Línea, no Finsiders e no Startupi.
The best of SaaStr 2024
Estivemos em mais uma edição do SaaStr Annual, um dos maiores e mais relevantes eventos do mundo voltado ao modelo de negócio SaaS. Pudemos acompanhar de perto as principais tendências e discussões de nosso mercado. E como não poderia deixar de ser, a inteligência artificial foi um dos temas protagonistas das mesas, palestras e apresentações. Destacamos aqui brevemente dois dos momentos que mais nos chamaram atenção. O primeiro deles, o painel State of the Cloud 2024: The AI Cloud Era, conduzido pela Bessemer Venture Partner e do qual participaram executivos da Anthropic, Abridge e EvenUp.
Muito resumidamente, os palestrantes revelaram como a IA tem transformado setores como saúde, jurídico e marketing. As conversas deixaram claro que, para se destacar em um ambiente tão acirrado, as empresas têm utilizado dados e soluções personalizadas para criar barreiras competitivas e entregar resultados mais precisos. Além disso, o papel da confiança e da transparência nas soluções de IA foi apontado como essencial para uma adoção abrangente da tecnologia no longo prazo.
Outra apresentação que nos impactou foi a de Tomasz Tunguz, fundador da Theory Ventures. Investidor com perfil data-driven, Tomasz trouxe insights de uma pesquisa que buscou entender o impacto da IA na eficiência das empresas SaaS. A euforia inicial em torno da inteligência artificial, segundo ele, está começando a dar lugar a um ceticismo fundamentado em dados. Sobre este tópico, nosso partner Felipe Coelho publicou um artigo no Startups.
Em novembro tem mais!
Como já de costume, vamos realizar mais uma edição do SaaS Talks, série de eventos nos quais compartilhamos com os ecossistemas de São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre as principais lições aprendidas por nós no SaaStr 2024.
Além do portfólio: bate-papo entre ABSeed e Logcomex
Na série Investidor Entrevista Startup, da Época Negócios, Geraldo Melzer, partner da ABSeed, foi convidado pela revista para entrevistar Helmuth Hofstatter, cofundador e CEO da Logcomex. O objetivo da publicação é gerar uma conversa entre gestores e fundadores de empresas que admiram, ainda que não tenham investido nelas. Fundada em 2016, a Logcomex é uma startup curitibana especializada em inteligência para importação e exportação e que atende empresas de comércio exterior, portos, aeroportos, agentes de carga, transportadoras, importadores e exportadores.
Ao longo do bate-papo, Hofstatter fala dos desafios iniciais para encontrar o Product Market Fit até a trajetória de crescimento que culminou na captação de uma robusta Série B mais recentemente. Hofstatter destaca a importância de um foco estratégico e a busca por clientes pagantes como validação do produto, enquanto Melzer chama a atenção para a relevância de construir um negócio com base em experiências reais de mercado.
A entrevista oferece insights valiosos sobre o foco estratégico, a validação de produto e a importância de relacionamentos sólidos com investidores para escalar um negócio de tecnologia. Confira a entrevista na íntegra.
📰 Notícias do portfólio:
Gedanken >> Lucas Madureira, cofundador da plataforma de onboarding e gestão de risco de fornecedores, publicou um artigo no Projeto Draft, no qual aborda as falhas sistêmicas em processos de contratação de parceiros numa cadeia produtiva – e que acabam, por sua vez, expondo até grandes empresas a denúncias de trabalho escravo.
Swap >> A fintech está entre as startups selecionadas para o programa Emerging Giants, promovido pela KPMG e pelo Distrito. Focada em empresas jovens de base tecnológica e que apresentam crescimento acelerado, a iniciativa oferece uma série de suportes, entre mentorias e apoio em projetos de expansão internacional.
Uncover>> Em matéria do Valor Econômico sobre os investimentos de venture capital no país, no segundo trimestre deste ano, Daniel Guinezi foi entrevistado e comentou já ter iniciado conversas com novos investidores para a captação de sua próxima rodada.